AliBaba

AliBaba e os seus quarenta amigos, mais os que se vão juntando ao grupo, merecem uma atenção especial. Este é um observatório atento Às MANOBRAS.

2005-01-28

O Holocausto e os holocaustos

A memória viva daqueles tempos não passa pela realização de eventos solenes, com a participação de uns poucos e para alívio de consciência de muitos. Se esta forma de reavivar factos horríveis, e que jamais se devem repetir, ajuda as novas gerações a compreenderem o que se passou, tanto melhor, mas será seguramente no dia a dia nas escolas, nas famílias, nas práticas políticas que se construirá a barreira cultural, democrática e progressista aos populismos emergentes de cariz nazi. Os dados recentemente revelados sobre o crescimento eleitoral de partidos de extrema-direita, neo-fascistas assumidos, em alguns países da Europa, deve levar-nos a pensar sobre o que tem contribuido para que tal aconteça e a agir rápida e determinadamente para evitar males maiores.
E não podemos esquecer os vários holocaustos que anualmente atingem milhões de seres humanos por todo o mundo , vítimas de guerras , de fome, de doenças. As dezenas de milhões de seres humanos mortos todos os anos perante a indiferença geral representam vários holocaustos em simultâneo em que os principais responsáveis se mantêm confortávelmente instalados nos seus protegidos poderes económicos e políticos.
Se nada for feito hoje, amanhã pode ser tarde..