AliBaba

AliBaba e os seus quarenta amigos, mais os que se vão juntando ao grupo, merecem uma atenção especial. Este é um observatório atento Às MANOBRAS.

2004-08-07

Um dia será

Um dia será. Como sempre prometemos e nunca dissemos, como devíamos. Nasceste em Sintra. Tenho a certeza. E ele na Arrábida. Absoluta. As serras atraem-me. Mas não foi só a mim . Que importância terá isso agora? Alguma terá. Bom, porque razão haveria de estar a escrever se não considerasse importante? Mas não é das serras que quero falar agora. É da vida e dos caminhos que percorremos. Tenho que confessar que tenho saudades dos passos que não demos juntos. A natureza tem horror ao vazio e eu daquela ausência forçada. Tu nem sabes como fico feliz por saber que tiveste uma infância de verdadeiro luxo emocional. Não é culpa, sabes. Mas talvez houvesse uma outra maneira de fazer as coisas. Não, não estou a olhar para trás. É do futuro que falo. Porque sei que é assim que gostarás de seguir o teu caminho. Se na natureza nada se perde, tudo se transforma, então temos que encarar o futuro como o nosso passado em transformação. Em cada dia. Plenamente. Sem mágoas, nem ressentimentos. Porque pode ter havido alguma coisa por esclarecer. Não só nas ausências mas também nas presenças algumas vezes fugidias. Naquele tempo o mundo girava a uma velocidade vertiginosa e nós não sabíamos. Na equação desse espaço e desse tempo não houve margem para muito mais. Quando dizes no que te revês eu acabo por achar que valeu a pena. Apesar da dor, a verdade. Singela. E se porventura te escapou alguma coisa nessa infância, que saibamos reencontra-la agora renascida. Porque haverás de explicar isso a outra geração. Um dia será, como devíamos.